quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ganache de chocolate

O ganache de chocolate é uma delícia, ideal para cobrir e rechear bolos. Você pode fazer tanto com chocolate ao leite, amargo e branco. E ainda pode acrescentar sabores como café, limão e outras essências.

A proporção de chocolate e creme de leite vai determinar a consistência da ganache. Ela mais mole, tipo uma calda é ideal para cobrir e rechear bolos, ela mais durinha vc pode enrolar e passar no cacau em pó e ter trufas ou usar um saco e bico de confeitar para cobrir cupcakes.

Nessas fotos eu estava preparando uma ganache para cobrir e rechear um bolo, por isso usei 200g de chocolate e 200g de creme de leite fresco, mas abaixo vou colocar outra medida de acordo com a consistência que você quer atingir.

A balança brigou com o número 200 e não queria de jeito nenhum parar nele, o 201 não tem nenhum significado é só para mostrar que a proporção chocolate e creme de leite é de 1 para 1.


Primeiro leve o creme de leite ao fogo bem baixo mexendo suavemente. O creme de leite deve aquecer, mas não pode ferver. O ideal é sempre usar o creme de leite fresco, mas se você só tiver do comum use o em lata com o soro.

Você pode retirar quando estiver saindo fumaça ou colocar a mão na panela, sem encostar no creme de leite e sentir o ar quente.

Depois despeje o creme de leite sobre o chocolate.


E espere alguns segundos para mexer.


Comece a mexer suavemente até todo o chocolate derreter.


Dependendo do clima o chocolate pode não derreter totalmente somente com o calor do creme de leite, neste caso leve a tigela em banho maria até que todo o chocolate tenha derretido.

Depois cubra com o papel filme e leve a geladeiro por no mínimo 3 horas ou até que toda ganache esteja fria e firme.


Para cobrir este bolo, usei as medidas a seguir:
Rendimento 400g
- 200g de creme de leite fresco
- 200g de chocolate ao leite

Para a cobertura dos cupcakes usei as seguintes medidas:
Rendimento 300g
- 100g de creme de leite fresco
- 200g de chocolate ao leite
Depois de pronto e frio o ganache eu coloque no saco e usei um bico de confeitar.

11 comentários:

  1. Oba! Receita confiável de Ganache!!!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita!!! Com qual bico eu consigo fazer esse efeito no Cupcake??

    ResponderExcluir
  3. Quantos cupcakes vc cobriu com essa receita?

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia! essa ganache(100 gr creme de leite e 200 de chocolate) que você fez para cubrir os cupcakes...dá pra colocar na manga e deixar na geladeira...e ir usando aos poucos, durante o dia?
    obrigada!
    Isabela

    ResponderExcluir
  5. Quanto tempo fica na geladeira para usar no cupcake sem que fique mole?

    ResponderExcluir
  6. Desculpe, quanto tempo o ganache fica na geladeira para estar no ponto de fazer a cobertura no cupcake? Pois já tentei fazer algo semelhante e não deu certo.

    ResponderExcluir
  7. gente eé só derreter o chocolate no micro e depois acrescentar o creme de leite e mexer muito bem por no frizer por dez minutos 140g de choco.não tem mistério fica bem firme.

    ResponderExcluir
  8. gente eé só derreter o chocolate no micro e depois acrescentar o creme de leite e mexer muito bem por no frizer por dez minutos 140g de choco.não tem mistério fica bem firme.

    ResponderExcluir
  9. eu sempre faço com creme de leite normal de caixinha e sempre fica bom. por que usar o fresco ou de lata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anita, teoricamente o creme de leite fresco tem uma qualidade superior e um teor de gordura maior o que deixa a ganache mais lisa e brilhante para ser usada como cobertura. Mas eu uso muito o creme de leite em lata, nunca fiz com o de caixinha, se você está acostumada e tem um bom resultado pode usar sempre. Vou fazer um teste e ver se descubro mais diferenças para contar no blog! bjs

      Excluir