quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Croque Monsier

Essa semana eu estou renovada, cheia de ideias e disposição. O problema é que muitas ideias as vezes atrapalham, eu tinha em mente vários pratos elaborados e no final das contas sobrou tempo para fazer o mais simples, o croque monsier.


Pode ser simples, mas merece ser feito, afinal de contas ainda não inventaram melhor combinação do que pão com queijo. Com certeza estes seriam os alimentos que eu levaria para uma ilha deserta.


O croque monsier é um sanduíche francês que surgiu em 1910, o segredo é deixar o pão de baixo crocante (croque) e em cima gratinado. É difícil, eu fiz com pão de forma comum e ele acabou encharcando e não ficou crocante em baixo, então da próxima vez vou comprar um bom brioche e cortar fatias mais grossas e vamos ver se assim eu consigo o croque.


A harmonização com vinhos ou cervejas é um tema que quero investir em 2011, por enquanto não tenho nenhum conhecimento técnico, então a minha opinião é mais se desceu quadrado ou redondo. Experimentei com o croque monsier uma cerveja red, forte e que combinou mais com o amargo da alface frizz do que com o sanduíche. Valeu a pena experimentar, não foi a combinação perfeita, mas continuo na busca.

Receita de Croque Monsier:
- 4 fatias de pão de forma ou brioche
- 200g de queijo gruyere ralado
- 2 fatias de presunto cozido
- 2 ovos
- 1 copo de creme de leite fresco
Primeiro bata os ovos com o creme de leite até formar um creme. Coloque uma quantidade de creme em duas fatias de pão e cubra com uma parte do queijo e o presunto. Coloque mais molho nas duas fatias restantes e cubra o sanduíche com a parte do molho para baixo (o molho branco deve estar ao lado dos recheios). Cubra o sanduíche com o restante do molho e do queijo ralado leve ao forno a 250°C até gratinar. Sirva com salada verde.
Rendimento: 2 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário