sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Chips de maça

Uma coisa que eu adoro é maçã desitratada, aquela do pacotinho que vende no supermercado. O problema é que acaba em um piscar de olhos e é um pouco cara. Essa semana comprei maçãs porque queria fazer algum doce com elas, mas achava impossível fazê-las desidratadas em casa. Mas meu amigo google me indicou um site no qual imaginei que o que a receita dizia era exatamente o que eu queria.


Então foi assim que eu fiz meus chips de maçã, os ingredientes são:

- duas maçãs
- 500ml de água
- 1 e 1/2 copo de açúcar refinado
- suco de 3 limões (eu não tinha limão por isso usei laranja, deu certo e não ficou com gosto)


Primeiro coloque em uma panela a água e o açúcar, deixe ferver no fogo bem baixo.


Enquanto isso lave e enxague bem as maçãs.


E corte em fatias finas.


Se você tiver pode usar cortadores de biscoito para tirar as sementes, caso contrário use a ponta da faca. As minhas maçãs ficaram super românticas com o cortador em formarto de coração e florzinha, rs...


Depois coloque as maçãs em uma tigela com o suco de limão ou laranja. O suco impede que as maçãs escureçam, o indicado é o suco de limão, mas na falta fiz com laranja e o resultado foi o mesmo. Reserve as maçãs.


Quando todo os açúcar tiver derretido e a calda começar a borbulhar levemente, retire do fogo e deixe esfriar. Enquanto esta calda estiver no fogo você não precisa mexer e só deixar ela sozinha derreter todo o açúcar, isso vai levar um tempo razoável, a minha demorou uns 30 minutos para estar pronta.

Depois de fria é só colocar as maçãs lá dentro e deixar por horas, no mínimo umas 5 horas.


Quanto mais tempo deixar as maças melhor, eu deixei de um dia para o outro. Agora é só aquecer o forno na temperatura mínima e enxugar levemente todas as fatias que estavam na calda com um pano de prato limpo.


Coloque as maçãs em uma assadeira com o fundo forrado com papel manteiga, eu usei um tapete de silicone que é mais fácil, mas se você não tiver o silicone, o papel manteiga cumpre a função.

Agora é só levar ao forno. A temperatura indicada é 150°C, mas a maioria dos fogões convencionais tem como temperatura mínima 180°C, por isso dexe a porta do forno levemente aberta e asse durante 45 a 60 minutos ou até ficarem douradas.


Quando tirar do forno as maçãs ainda estarão moles é só deixar secar durante meia hora. Depois disso estarão perfeitas e prontas para consumir. As minhas acabaram no mesmo dia, mas acredito que guardando em um recipiente hermeticamente fechado elas podem durar até 1 semana.

7 comentários:

  1. Vc faz parecer tão fácil que estou me convencendo a tentar!

    ResponderExcluir
  2. finalmente encontrei!!!!!!!!!!!grata gratiiiiiiiiiiiiissima pela receita, um beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. Valdeni Fernandes21 de junho de 2012 07:11

    amei a receita porém( vou fazer uma mudança) vou colocar canela em pó na hora de assar em algumas tomara que de certo grata grata pela receita

    ResponderExcluir
  4. Nossa...eu estava procurando essa receita e acabo num pap perfeito. Vou fazer, pois me parece estarem deliciosas...

    ResponderExcluir
  5. Nem imaginava como fazê-las!! Adorei a receita! Vou fazer!

    ResponderExcluir
  6. Cris
    Adorei... Vou tentar fazer.
    Obrigada de coração pelo PAP.

    ResponderExcluir