segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Souflê de Queijo

Se tem um programa que eu amo assistir, este é o Top Chef! Adoro tudo, todos os participantes (os chatos e os legais, acho que gosto até mais dos chatos), os jurados (principalmente Tom Colicchio) e mais ainda os convidados quando este é Anthony Bourdain (é risada na certa com seus comentários).

E agora está passando no Sony a reprise da 3° Temporada e no primeiro episódio eles tinham que fazer pratos clássicos. Dentre esses pratos estava o souflê, que foi temido por todos, ninguém queria fazer o tal souflê. Nessa hora eu me senti super cozinheira, afinal de contas esse souflê de goiabada aqui, foi o primeiro e único que eu tinha feito e deu super certo. Então fiquei na dúvida: foi sorte de principiante ou eu realmente nasci para ser uma top chef? E desde então fiquei atenta a uma oportunidade para fazer o souflê.

Confesso que estava na dúvida se colocava a receita aqui ou não, afinal de contas ele não deu muito certo (acho que ainda tenho chão para ser uma top chef), mas como é errando que se aprende resolvi colocar, não em forma de receita, mas como uma inspiração. Vou colocar como eu fiz o meu, o que deu errado e o que vou mudar quando fizer o próximo. Sim, porque eu não desisto, já estou louca para fazer de novo e acertar!

A primeira coisa que eu sabia é que eu queria fazer souflê de queijo, logo pensei em comprar uns dois tipos de queijo, ralar e misturar com claras em neve, acho que teria acertado, mas não fui isso que fiz. Pesquisei várias e várias receitas, mas não gostei de nenhuma, fiz um apanhado do que mais gostei em algumas e tentei a minha.

Comecei engrossando 100ml de creme de leite, 1 colher de sopa de farinha e 1 colher de sopa de manteiga.


Depois coloquei um pedaço de gorgonzola (não sei quantos gramas tinha, é o tamanho daquele triangulo que vende nos supermercados). E deixei derreter.

Juntei três gemas e engrossei mais.


Depois bati as claras em neve, misturei com o creme de queijo e coloquei em uma travessa de cerâmica grande (não fiz individual).


Nessa hora pensei: "não vai dar certo mesmo"

Mas depois de 10 minutos de forno ele cresceu um pouco e ameassou virar um souflê.

Esse foi o resultado final, não ficou perfeito, mas o gosto estava bom.

O que eu vou mudar? Vou engrossar menos o creme de leite, colocar menos queijo (ficou um pouco forte) e vou colocar mais claras em neve, acho que umas cinco no total. E depois faço um update aqui, contando se a segunda tentativa deu certo ou não.

Ah, quem se arriscar a fazer depois me conta se deu certo!

Um comentário: