quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Arroz com açafrão

Hoje é a receita do arroz com açafrão, achei um boa colocar esta receita porque assim também fica explicado como se faz arroz.

E eu acho isso bem útil, já que só aprendi a fazer arroz este ano. E por que eu demorei tanto para fazer meu primeiro arroz? Porque cresci ouvindo minha mãe (que cozinha muito bem) dizer: "não consigo fazer arroz, é muito difícil, nunca acerto o ponto". Isso se traduziu assim na minha cabeça: "nem tente fazer arroz que você também não vai conseguir". E meu primeiro arroz realmente foi um desastre, usei cebola roxa e coloquei muita água, conclusão o arroz ficou empapado (mas não estava bem cozido) e meio lilás de tanta cebola roxa.

Mas até que um certo dia descobri dois segredinhos, o primeiro é usar arroz parboilizado, o segundo (essa foi dica do meu namorado) duas medidas de água para uma medida de arroz. E daí por diante sempre acertei no arroz!

A primeira coisa que você precisa é cortar a cebola.

Agora em duas fotos eu vou mostrar para vocês como uma chef profissional pica cebola bem picadinha em dois segundos. Isso mesmo, dois segundos. Preparados?

Passo 1

Passo 2

Viu como é fácil? Como já dizia Anton Gusteau (Ratatouille) "Anyone can cook".

Agora é refogar em uma panela a cebola com um pouco de azeite ou óleo (eu sempre uso o de canola).

Depois junte o arroz e também refogue.

Depois de refogar o arroz, coloque a água (fria). Eu usei três xícaras de arroz, por isso foram 6 xícaras de água.

Nessa hora também coloque o açafrão, para esta medida use duas colheres de chá de açafrão. E uma colher de chá de sal.

Coloque em fogo baixo e deixe cozinhar até a água toda evaporar. Quando o arroz está quase seco eu sempre provo para conferir se cozinhou bem, caso precise coloque mais um pouco de água.

Depois de seco, desligue o fogo, junte meia xícara de parmesão ralado, misture bem. Está pronto para servir!

Amanhã é a receita do Soufle de Queijo.

4 comentários:

  1. Parece uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz e ficou muito gostoso.

    ResponderExcluir

  3. Não tem q ferver a água antes? Aprendi a fazer arros desse jeito. Faz alguma diferença esquentar ou não a água?

    ResponderExcluir
  4. Sim faz muita difrença a agua fervida, coze em 10m e fica mais tenrinho
    E solto

    ResponderExcluir