quarta-feira, 7 de abril de 2010

Atum grelhado

Essa foi a receita da sexta-feira Santa!
A idéia foi trocar o tradicional bacalhau por um prato novo, escolhemos o atum que eu amo!

Você vai achar que é um prato difícil, eu também achava, mas foi mais simples do que eu esperava. Confesso que dessa vez eu não estava com a mão na massa, quem fez foi meu sogro e eu fiquei de fora dando palpite e tirando as fotos para vocês.

Então vamos aos ingredientes.

Você vai precisar do atum. Uma dica na hora de comprar o atum é que ele tem que estar brilhante, o peixe opaco significa que ele é velho ou foi congelado e não é muito bom para este tipo de receita.

Comece temperando o atum com sal, pimenta do reino e um fio de azeite.

Depois passe o atum no gergelim.

Agora escolha uma frigideira grande, na qual caiba o atum inteiro. Não precisa colocar nada na frigideira, mas para deixar ela bem quente, coloque um pouco de água e deixe até a água evaporar, assim a frigideira vai estar no ponto para colocar o atum.


Como o atum tem que ficar cru por dentro você deixa fritar cada lado do atum por uns 3 a 4 minutos, dependendo do tamanho.

E depois é só fatiar o atum.

E servir com um molho agridoce. A receita do molho está no final do post.

Ah, um bom acompanhamento também é o pure de raiz forte. Faça um pure de batatas normal e depois coloque a pasta de raiz forte.

E está pronto!!
Ficou com vontade, não?!


INGREDIENTES
Molho Agridoce:
- 1 xícara de vinagre balsâmico
- 4 xícaras de açúcar
- 2 colheres de sopa de saquê
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes em uma panela e deixe até ferver, tire do fogo e sirva com o atum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário